top of page

QUAL A MELHOR FORMA DE MELHORAR A LINHA DE PRODUÇÃO DA MINHA INDÚSTRIA?



Produzir mais com menos e otimizar o tempo são alguns dilemas do gestor de uma empresa, independentemente do segmento. Cuidar da competitividade e tê-la sempre em alta é o que torna uma empresa em destaque no mercado. O bom desempenho depende de diversos fatores que devem ser observados e estimulados pelos gestores que são impelidos a tomar decisões com esse objetivo. A história conta que um dos maiores industriais do século 20, Henry Ford, teria dito que havia apenas uma regra a ser cumprida: “Fazer produtos com a melhor qualidade possível, ao menor custo, pagando os salários mais altos que puder.” Durante muito tempo, os funcionários da indústria Ford eram bem pagos e faziam produtos de qualidade, fazendo com que seus carros fossem referência por muitos anos.


Qualidade na produção Fazer uso de equipamentos variados na indústria é uma das maneiras de garantir o aumento da produtividade. Claro que isso deve ser feito com planejamento, a fim de que a empresa adquira exatamente o equipamento que precisa. Se a decisão for pela automação, o gestor tem de escolher bem o fornecedor. É uma parceria estratégica. Além da qualidade do equipamento a ser adquirido, existe a questão do treinamento dos colaboradores e a manutenção desse próprio equipamento. Levar inovação para o chão de fábrica é a melhor opção para garantir o aumento da produtividade da indústria, mas esse investimento tem de ser feito de maneira assertiva para que gere o lucro esperado. Melhorar a linha de produção e promover um resultado positivo requer esforço de todos os envolvidos. O gestor deve ter em mente que a escolha do equipamento é algo que requer precisão. O respeito pelo estilo e objetivo da indústria também são fundamentais.


Melhorar a linha de produção Muito se engana quem pensa ser necessário fazer grandes alterações para ter resultados positivos na produção. É tal somente uma questão de racionalizar o método fazendo uso inteligente do espaço, por exemplo. Veja algumas dicas que contribuirão para melhorar o fluxo de trabalho na linha de produção: • Empilhadeiras, por exemplo, contribuem para uma produção mais eficaz, uma vez que permitem a movimentação de uma maior quantidade de produtos. • Otimização. O uso de equipamentos dá agilidade na indústria porque reduz muito o retrabalho. Dessa forma, a gestão fica livre para focar em outros aspectos da administração. • Esteiras. O processo de montagem é facilitado porque não há deslocamento de colaboradores para movimentar os produtos de um ponto a outro da empresa. No caso da esteira, é importante salientar a necessidade de observar e estudar a planta da fábrica. Organizando o layout, ela servirá a diversos propósitos na linha de montagem. Além disso, um olhar atento à manutenção de máquinas e equipamentos da empresa é vital para que o fluxo de trabalho não seja interrompido. Obviamente, o maquinário sofre desgaste, e é preciso acompanhar a depreciação e agendar as manutenções recomendadas pelo fabricante. Quanto mais cuidado, maior a durabilidade.

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page