OS IMPACTOS DO PLANEJAMENTO DE PRODUÇÃO


Para que as coisas deem certo é preciso planejamento. E quando o assunto é empresa, isso é fundamental para o bom desempenho da organização. Planejar é montar a estratégia da empresa. Entretanto, podem existir problemas na execução de um plano, já que nem sempre tudo sai como combinado. Pode haver, por exemplo, problemas com fornecedores, e, consequentemente, mudar os planos. No caso de uma indústria o planejamento é a visualização das atividades no papel, como se fosse um ensaio. Nele você define a quantidade (quanto), o tempo (quando) e a execução (como). Nesse sentido, o planejamento de produção pode definir a produtividade. Pois ele ajuda a considerar os fatores que podem influenciar na produção e até no resultado financeiro da empresa. Por isso, é importante ter um sistema que ajude na otimização e eficiência da produção. Claro que não basta apenas planejar. É preciso colocar em execução aquilo que foi planejado. E isso é um desafio. Ao fazer o planejamento de produção, o gestor consegue perceber onde estão os problemas (ou onde eles podem aparecer), além de definir os objetivos da companhia. Planejar é valorizar a produção. E isso é fundamental, pois passamos por um momento em que temos: • Aumento nas demandas de consumo; • Maior competição no mercado; • Novas tecnologias que contribuem para uma produção mais eficaz; • Uma economia globalizada, que exige atenção às necessidades de produção para evitar excesso ou falta de estoque.


Um bom planejamento de produção Nesse cenário, os gestores têm um grande desafio. É preciso cuidar da produção e também controlá-la. Todos os departamentos devem estar

engajados e engrenados para atenderem às demandas e seguirem no mesmo ritmo. Essa unidade de “pensamento” é um dos desafios a serem implantados pelo planejamento de produção. O principal é que todos os setores da empresa mirem o mesmo objetivo. Além de planejar, é preciso mensurar se as metas estão sendo atendidas. As empresas que trabalham na montagem de produtos devem atentar para a questão do planejamento de produção, pois ele pode aperfeiçoar o módulo produtivo e contribuir de maneira definitiva para um bom faturamento.


Equipe engrenada A fabricação de um produto passa por muitas fases e por diversos setores de uma empresa. Desde o atendimento, execução do pedido, produção, conferência e entrega. Por isso, é importante que todas as áreas estejam afinadas. O planejamento de produção é que mostra se há problemas. Essa “visualização” ajuda a identificar onde é necessário fazer correções e também em que fase é preciso mais força, menos intensidade e assim por diante. Fazendo um bom planejamento, o gestor consegue controlar a eficiência, já que assim ele pode verificar se há necessidade de mais matéria-prima, acionar outros departamentos e até controlar o estoque. Fatores importantes para que a empresa não fique descoberta (em caso de falta) ou com excesso de produtos no mercado. Planejar é fundamental, pois sem planejamento a chance de algo dar errado é grande. Portanto, se não houver um bom plano, podem faltar materiais, a produção pode não ser eficiente, e o faturamento da empresa pode vir a ser ameaçado.

0 visualização0 comentário

Endereço: R. Hamleto Dalmaso, 1608 – Recreio dos Bandeirantes, Uberaba-MG, CEP: 38040-390

Telefone: 34 3313.2728 | 34 3314.2728 | 34 98815.2728

Email: fenox@fenox.com.br

WhatsApp-Logo.png